terça-feira, 27 de julho de 2010

Parem de dizer isso!!!!


"O MESMO" E "A MESMA"



Nessa postagem, resolvi falar de um erro que ouço muito circular por aí - O uso do "MESMO" ou da "MESMA" no lugar de nomes e pronomes de um modo irregular.

É questão de estilo, não de gramática. Tipo, fica estranho ver frases como essas:

"Insatisfeito, foi à diretora e pediu que a mesma lhe concedesse o abono."

"
Ontem vi meu ex-chefe e convidei o mesmo para um cafezinho."

"Excelente a entrevista. A mesma mostrou que Lula é um homem simples e corajoso."


Notou algo estranho? A questão está no erro em usar "o mesmo" ou "a mesma" no lugar de pronomes pessoais.

Pois é. As frases demontram uma pobreza de palavras da parte de quem escreve.

Agora observe essas frases reescritas, substituindo-se "mesmo (a) ":


"Insatisfeito, foi à diretora e pediu que ela lhe concedesse o abono."

"
Ontem vi meu ex-chefe e o convidei para um cafezinho."

"Excelente a entrevista. Ela mostrou que Lula é um homem simples e corajoso."


Não fica bem melhor assim?

Estamos falando do Bom Português! Do estilo!

Ficaria bem mais adequado escrever o "mesmo" ou a "mesma" nas seguintes situações:

– como adjetivo/pronome, com o sentido de "exato, idêntico, tal qual, próprio, em pessoa":

1. Foi pelo mesmo caminho.

2. Sou sempre a mesma pessoa.

3. Eles mesmos redigiram o discurso.

– como advérbio, com o significado de "justamente, até, ainda, realmente":

4. É lá mesmo que vendem o produto.

5. Estes remédios são mesmo eficazes.

6. Há mesmo necessidade disso?

– como substantivo significando "a mesma coisa":

7. Disse a ela o mesmo que disse a mim.


Viu? Fica bem mais legal assim.

É questão de ouvir e gostar do que se ouve e não de escrever só por escrever. Pois escrever é uma arte, e não uma descarga de palavras!!!



2 comentários:

  1. acredita q eu nem pensei nisso mas eh verdade a portugues eh muito enfeite e pouca simplicidade assim eu acho q atrapalha oentendimento

    ResponderExcluir
  2. Não acho que fica estranho... .-.
    Sei lá, é um jeito de escrever. Você deveria dizer parem de escrever diminuindo as letras das palavras ou esse tiopês que fica rondando a internet. Porque isso sim, mata o português. Tipo: "É Nóis" Iso rriaumemte dá um atak cardiuvásskula em nóis

    ResponderExcluir