terça-feira, 25 de janeiro de 2011

E vivam os primogênitos!



Seu irmão mais velho é um tipo chato que vive pegando no seu pé e se achando o tal? Pois agora ele tem mais um motivo para que ficar se gabando. Pelo menos foi o que vários estudos realizados acerca da relação entre inteligência e ordem de nascimento mostraram. Segundo esses estudos, os primeiros filhos teriam um QI maior do que os segundos filhos. Uma diferença não muito grande (cerca de 2,3 pontos a mais), mas que já gera um pouquinho de confusão.
E o assunto já vem sendo debatido desde o século XIX, quando o britânico Francis Galton estudou a vida de 180 famosos cientistas e descobriu que 48% deles eram primogênitos ou filhos únicos. A partir disso, vários outros estudos procuram mostrar que os irmãos velhos pontuam mais nos testes de inteligência, como uma pesquisa feita recentemente na Universidade Estadual da Flórida (EUA), que constatou que, nos primeiros anos de vida, os primogênitos demonstram um desenvolvimento cognitivo maior do que o dos filhos do meio – mas não necessariamente maior do que o dos caçulas.Coitados dos intermediários..rsrs
O estudo não revelou um porquê definitivo, mas especula-se que essa divergência de QI seja mais uma questão social. A explicação dada é a de que o primogênito desenvolve melhor suas habilidades intelectuais ao atuar como uma espécie de tutor do irmão mais novo.
Vale ressaltar que isso não é algo sempre visto entre irmãos, e que a realidade pode ser diferente de família para família. O que não se pode negar é que, na maioria dos casos, o filho mais velho sai na frente... e vivam eles!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário