terça-feira, 5 de julho de 2011

A caixa de Pandora

Há muitas versões da história da caixa de Pandora. Uma delas eu aqui vou lhes contar:





Diz a lenda que o titã Prometeu, desobedecendo Zeus, resolveu dar aos homens o segredo do fogo para que assim estes pudessem subjugar as outras espécies e dominar na Terra. Zeus, irritado com isso, resolveu castigar os humanos com os maiores males da humanidade. Ele então mandou à Terra a primeira mulher: Pandora. E com ela enviou uma caixa, onde continha todas as desgraças possíveis, tais como a discórdia, a guerra, doenças terríveis, e no finalzinho da caixa colocou a esperança. Ele disse então à Pandora que tal caixa jamais poderia ser aberta. Não podendo se conter de curiosidade, Pandora finalmente abre a caixa, deixando escapar todos os males, mas a fechou antes que a esperança pudesse sair.

Esta história é uma metáfora, maneira inventada pelos gregos para poder explicar a origem da mulher e de todos os males da humanidade. Querendo mostrar ainda a natureza da mulher e o seu poder de destruição.

4 comentários:

  1. Acho muito legal essas mitologias gregas! Estudei durante um periodo na disciplina de Filosofia e gostei muito!

    ResponderExcluir
  2. essa história parece com outra MITOLOGIA, mas não é grega e ao invés da caixa é uma maçã...

    ResponderExcluir
  3. mitologia grega e massa mas os filmes deveriam ter mais ação:furia de titãs 1 e 2 e tem tambem imortais massa mais falta muito pra ser incrivel

    ResponderExcluir